Responsabilidade Social

Processo empreendedor na cidade de Toledo (PR)

Ações de Empreendedorismo

Unidade: Toledo

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006020000 – Administração

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Empreendedorismo

Professores: Tania Tasca Magalhães Mendoza - Salete Polonia Borilli - Tiago Rodrigo Fischer

Resumo: Atualmente define-se empreendedor como aquele que identifica uma oportunidade, gera um negócio e ganha sobre ela; necessitando para isso de dedicação e persistência para alcançar os objetivos definidos. Neste sentido, empreendedor pode ser designado para atividades que geram riqueza, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, como na geração de  conhecimento  ou  inovação. 

O  Empreendedorismo  aumentou  nos  últimos  anos  como  forma  de encontrar alternativas para a inclusão da força de trabalho, em função das alterações nas condições de trabalho.Hoje em dia o emprendedorismo é uma forma de inovar, melhorar resultados e melhorar modelos de negócios. Esta persquisa tem como  objetivo  geral  apresentar  o  processo  empreendedor  dos Microempreendedores Individuais na cidade de Toledo (PR) tendo como objetivos específicos:

a) apresentar o perfil dos Microempreendedores Individuais;

b)   Identificar o como surgiu a oportunidade de negócio;

c) descrever as áreas de atuação das empresas;

d) identificar os erros e acertos dos negócios;

e) analisar o uso do plano de negócios como ferramenta de gestão.

Para a apresentação deste processo será utilizada a pesquisa exploratória, bem como a pesquisa bibliográfica. Para sua realização serão utilizados dados primários e secundários, colhidos através  de  entrevista  e  questionários  aos microempreendedores e dados colhidos na Prefeitura Municipal e Sebrae local.

Processo empreendedor na cidade de Toledo (PR)