Atuação do psicólogo em contexto de pobreza: estudo das relações entre pobreza e escolarização

Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade Étnico Racial

Unidade: Cascavel

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007000000 – Ciências Humanas

Linha de Pesquisa: Sociedade, Educação e Desenvolvimento

Professora: Clarice Regina Catelan Ferreira

Resumo: A pobreza constantemente é associada à ideia de renda financeira deficitária que leva indivíduos a viver em condições de privação econômica. Estudos atuais têm proposto a compreensão da Pobreza Multidimensional (SEN, 2000). Nesta perspectiva a pobreza é considerada não somente como a ausência concreta de poder financeiro para prover a aquisição de bens, e é proposta a incorporação de elementos que remetem à compreensão da pobreza enquanto fator constituinte de uma ordem simbólica, social, política e ideológica de privação (CRESPO,  2002).

Alguns estudos na  área  da  Psicologia  têm  buscado compreender as implicações psicossociais da pobreza destacando que as pessoas nesta condição de vida têm muito frequentemente à vivência de sentimentos   fatalistas, presença de sentimentos de humilhação e vergonha, dificuldades de identificar as causas da pobreza e a presença de alguns problemas de saúde   atrelados à condição de privações (CIDADE, MOURA JR E XIMENES, 2012). Diante disso, o projeto de pesquisa aqui apresentado se propõe a estudar como a   pobreza está presente e se incorpora no desenvolvimento do psiquismo dos sujeitos que vivem nesta situação investigando se isso têm ou não impactos no processo de escolarização.

Pretende-se a adoção de metodologias quantitativas – aplicação de questionários – e qualitativa – aplicação de grupos focais e    pesquisa participante. Vislumbra-se que os resultados de uma pesquisa como esta pode contribuir tanto com a formulação de politicas educacionais como provocar reflexões teórico metodológicas sobre a influência da pobreza multidimensional no processo educativo e a ação dos atores envolvidos neste processo: gestores escolares, professores, alunos e familiares.