Responsabilidade Social

(Re) conhecendo LGBTfobia nas relações universitárias

Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade Étnico Racial

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070500 – Psicologia Social

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Gênero e diversidade sexual

Professora: Danielle Jardim Barreto

Resumo: Este projeto busca problematizar as relações universitárias, com ênfase as que implicam em relações homo, lesbo e transfóbicas. O interesse pelo tema enuncia-se pelo foco de pesquisa de doutoramento já finalizado, e que colocou em tela o ainda presente exercício de violências verbais, físicas e morais contra a comunidade acadêmica que se identifica como Gay, lésbica ou transexual. Compreendemos comunidade acadêmica como o território relacional composto por tod@s aqueles e aquelas que trabalham e estudam no ambiente universitário, ou seja, acadêmic@s, docentes, equipe administrativa, diretorias e reitoria. Nesta fase além de fazemos um levantamento e um aprofundamento teórico sobre bibliografias específicas deste tema, enfatizando os estudos sobre sexualidades, interseccionalidades (orientação dos desejos, gêneros e raça/cor) e relações pedagógicas em nível da educação superior, analisaremos os dados coletados na pesquisa PEBIC “LGTBfobia e re(ve)lações universitárias: construindo um  instrumento  de  pesquisa”.  

Desta forma, essa pesquisa se caracteriza como pesquisa nomeada estado da arte, sendo dispensável tramites junto ao Comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Já a fases seguintes serão desenvolvidas em anos subsequentes. Na fase II vamos analisarmos os índices de práticas nomeadas LGBTfóbicas levantadas na aplicação do instrumento piloto, buscando as narrativas que trazem essas fobias, que em geral são violências sutis, porém geradoras de enormes sofrimentos psicossociais, e índices de evasão tanto acadêmica quanto de profissionais docentes e técnicos para outros ambientes menos violentos. Esta pesquisa é relevante tanto do ponto de vista da formação de acadêmicos na área de conhecimento da Psicologia Social, quanto para a gestão de políticas educacionais singulares dentro do nosso ambiente universitário.

(Re) conhecendo LGBTfobia nas relações universitárias