Reflexos extrajudiciais das demandas repetitivas no código de processo civil

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanos e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Processo e Relações Negociais

Professor: Fernando Menegueti Chaparro

Resumo: O presente projeto de pesquisa reflete sobre as novas nuances do processo civil no que tange às demandas coletivas e de caráter repetitivo. Ao tempo em que se apoia em novos institutos como objeto de pesquisa, é continuação e complementa o projeto de pesquisa anteriormente desenvolvido, intitulado Medidas Extrajudiciais de Solução de Conflitos, no intuto de colaborar cientificamente com os reflexos sociais da enorme judicialização de conflitos que assola as instituições jurídicas do país.

Como hipótese, o projeto objetiva propor soluções legislativas para aperfeiçoamento do sistema processual civil em vigor. A pesquisa será de caráter bibliográfico e se debruçará na investigação sobre o impacto judicial e social dos novos institutos criados pelo novo Código de Processo Civil.

Reflexos extrajudiciais das demandas repetitivas no código de processo civil