Vidas LGBTTS e re(ve)lações universitárias

Cod. CNPQ: 0007070500 – Psicologia Social

Linha de Pesquisa: Gênero e diversidade sexual

Professora: Danielle Jardim Barreto

Resumo: Este projeto busca problematizar as relações universitárias, com ênfase as que implicam em relações homo, lesbo e transfóbicas. O interesse pelo tema enuncia-se pelo foco de pesquisa de doutoramento já finalizado, e que colocou em tela o ainda presente exercício de violências verbais, físicas e morais contra a comunidade acadêmica que se identifica como Gay, lésbica ou transexual.

Compreendemos comunidade acadêmica como o território relacional composto por todas aqueles e aquelas que trabalham e estudam no  ambiente  universitário,  ou  seja,  acadêmicos,  docentes,  equipe  administrativa,  diretorias  e reitoria. Nesta pesquisa faremos um levantamento e um aprofundamento teórico sobre bibliografias específicas deste tema, enfatizando os estudos sobre sexualidades, interseccionalidades (orientação dos desejos, gêneros e raça/cor) e relações pedagógicas em nível da educação superior.

Desta forma, essa pesquisa se caracteriza como pesquisa nomeada estado da arte, sendo dispensável tramites junto ao Comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Esta pesquisa é relevante tanto do ponto de vista da formação de acadêmicos na área de conhecimento da Psicologia Social, quanto para a gestão de políticas   educacionais singulares dentro do nosso ambiente universitário.

Vidas LGBTTS e re(ve)lações universitárias