Responsabilidade Social

As interfaces do meio de comunicação revista com sujeito produto: uma análise linguística e semiótica de anúncios publicitários impressos veiculados na mídia regional

Desenvolvimento Artístico e Cultura

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006090000 – Comunicação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Comunicação, Código e Cultura

Professora: Sonia Maria Moro do Nascimento

Resumo: A presente pesquisa centra-se na análise de materiais publicitários impressos, mais precisamente em anúncios publicitários, que estão sendo veiculados nas    revistas produzidas em Umuarama-PR e região, no período de 2005 a 2015, a fim de verificar o potencial comunicativo das mensagens. O foco da análise são os aspectos linguísticos e semióticos, bases fundamentais para revelar o processo discursivo desse material do ponto de vista da linguagem e de suas interfaces do meio de comunicação (a mídia revista), com o sujeito produtor (o codificador da mensagem).

A ênfase está em apresentar uma leitura dos mecanismos discursivos das mensagens considerando sua composição textual (linguagem verbal) bem como sua correlação com as imagens (linguagem não verbal), e suas transformações no modo de produção nesse período pesquisado. Para tanto, duas são as teorias que fundamentarão a análise: a Linguística e a Semiótica. 

Esta dará suporte para compreender como operam os signos presentes nos anúncios e seu potencial de representação; enquanto a Linguística permite descrever a dinâmica dos processos discursivos decorrentes da escolha lexical, ou seja, o emprego das palavras no contexto verbal. Será realizada uma seleção de anúncios, compreendendo a divulgação de serviços, produtos e marcas, de diferentes anunciantes, e nos diferentes segmentos de revistas produzidas em Umuarama-PR e região nos últimos dez anos. Este estudo, a ser realizado em dois anos consecutivos, visa contribuir com a comunidade acadêmica, e também com profissionais da área da publicidade e propaganda que atuam nos meios de comunicação regionais.

As interfaces do meio de comunicação revista com sujeito produto: uma análise linguística e semiótica de anúncios publicitários impressos veiculados na mídia regional