Responsabilidade Social

Catálogo Musical/MPB – Período pós Bossa Nova – Oportunidade de Ensino

Desenvolvimento Artístico e Cultura

Unidade: Umuarama

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007050500 – História do Brasil

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: História e Sociedade Brasileira

Professor: Fernando da Conceição Barradas

Resumo: Em trabalhos anteriores o autor deste projeto investigou o auge da MPB – Era dos festivais (1958/1972) objeto de publicação. Um olhar mais abrangente do especialista enxerga imensas possibilidades de investigação de outros gêneros musicais importantes além da bossa nova, tropicália e iê-iê-iê, que predominaram no período.

A produção musical, que se desenvolveu “paralela” aos três gêneros citados foi notável, mas pouco renovadoras, consideradas de menor importância. Investigar-se-á esse mundo musical paralelo. No setor do samba ocorreu um movimento de revalorização do gênero (Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Ketti, Paulinho da Viola, etc). Outros nomes que afloraram serão investigados na pesquisa.

A canção sentimental popularesca, dirigida às classes sociais mais baixas, mas que agradava também às de maior poder aquisitivo, se desenvolveu bastante nesse período (Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto, etc). No interior do gênero floresceu o brega excessivamente intencional destacando-se Valdick Soriano, Sidney Magal, Teixeirinha, Nelson Ned, etc. Durante todo o trajeto da pesquisa apresentar-se-á possibilidades de integração música/escola como oportunidades de se desenvolver pedagogias musicais.

O grosso da investigação porém, abrangerá o período pós auge (1958/1972), que este autor denomina “Pós Bossa Novismo” (1973-1985). Entende este pesquisador que as bases da renovação virtuosa jamais acontecida na MPB – Era dos Festivais – vai nesse período posterior, render bons frutos, fecundos em obras primas e intermediárias de boa qualidade ainda guardadas em nossos corações.

Pretende-se montar um catálogo de música de referência, selecionadas ano a ano durante doze anos (1973-1985), para que professores que queiram desenvolver   pedagogias musicais em sala de aula possam buscá-las e apresentá-las de maneira oportuna no complemento dos estudos programáticos de sua disciplina. A educação estará sempre presente nessa trajetória evolutiva de tantas belezas musicais.

Catálogo Musical/MPB – Período pós Bossa Nova – Oportunidade de Ensino