Responsabilidade Social

Castração química em suínos com óleo essencial de cravo da índia (Eugenia Caryophyllata)

Desenvolvimento Econômico

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050000 – Medicina Veterinária 

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Terapêutica Exp. de Prod. Bioativos Apl. à Ciência

Professores: Ana Maria Quessada - Luiz Sergio Merlini - Rita de Cassia Lima Ribeiro

Resumo: Os suínos são a segunda proteína animal mais consumida do mundo, sendo que o Brasil é o quarto produtor mundial deste tipo de carne. Atualmente, por exigência do mercado consumidor externo e interno há uma grande demanda por produção de carne por meios orgânicos ecologicamente sustentáveis e que sigam a premissa de bem-estar animal. A castração é realizada em suínos machos para tornar a  carne  palatável  e  aceita  pelos  consumidores.  A  técnica tradicionalmente empregada é a cirúrgica, mas da maneira que é praticada é um método que provoca dor e estresse nos animais.

Como alternativa a este método existe a imunocastração. Tal técnica é eficaz e indolor, mas ainda onerosa para os produtores. Desta maneira, no presente projeto propõe-se estudar a castração química por meio de injeção intratesticular de óleo essencial de cravo da índia. Para tanto serão utilizados 20 suínos machos, divididos em dois grupos iguais (controle e experimental). Nos animais do  grupo  experimental  será  feita  a  administração  intratesticular de óleo de cravo bilateralmente. Nos animais do grupo controle será feita a administração de solução fisiológica nos dois testículos. Após os procedimentos os animais serão acompanhados clinicamente.

Para os dados clínicos não paramétricos (presença ou ausência de dor, presença ou ausência de febre e outras alterações clínicas que possam ocorrer como seroma), será utilizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo teste de Tukey para comparação entre os grupos (controle e experimental). As diferenças serão consideradas significativas quando p<0,05.

Castração química em suínos com óleo essencial de cravo da índia (Eugenia Caryophyllata)