Responsabilidade Social

Habilidades e competência desejadas pelas empresas para os futuros administrados na Região de Paranavaí-PR

Desenvolvimento Econômico

Unidade: Paranavaí

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006020105 – Administração de Recursos Humanos

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Organizações, Mercados e Desenvolvimento

Professora: Silvia Mara Oliveira Guimarães 

Resumo: O administrador, como tarefas mais especificas, efetua diagnósticos de situações, define estratégias, dimensiona e aloca recursos, resolve problemas, etc. Ele não é julgado apenas pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas pela maneira como realiza seu trabalho e pelo desempenho alcançado com os recursos que a ele estão disponíveis e o emprego de suas habilidades distintas. Desse modo, o administrador precisa desenvolver três habilidades: técnicas (usar conhecimentos, métodos para a realização das tarefas, humanas (capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas - comunicação, liderança) e conceituais (capacidade para lidar com ideias - raciocínio, diagnóstico e solução de problemas).

As habilidades requerem competências pessoais distintas. As competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos. Neste contexto, o trabalho tem como objetivo Identificar as competências e habilidades mais desejadas pelas empresas para os administradores recém-formados. Para a execução do projeto será aplicado questionário em pelo menos 100 empresas de Paranavaí e Região.

Habilidades e competência desejadas pelas empresas para os futuros administrados na Região de Paranavaí-PR