Responsabilidade Social

Processos de significação na comunicação publicitária das mídias regionais: uma análise semiótica do potencial representativo do signo da mensagem

Desenvolvimento Econômico

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006090000 – Comunicação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Comunicação, Código e Cultura

Professora: Sonia Maria Moro do Nascimento

Resumo: A presente pesquisa centra-se na análise semiótica dos aspectos da linguagem que, da forma como se engendram, apresentam-se como signos, ou quase signos, aptos a construir determinados efeitos de sentido a partir de processos de significação resultantes do modo de organização de elementos sonoros, visuais e verbais, na mensagem. O objeto deste estudo é a comunicação publicitária, veiculada em diferentes meios de comunicação regionais. O foco da análise é impor um olhar para o modo como os signos operam em determinados atos de comunicação publicitária cujo objetivo é a divulgação de uma marca, de um produto ou de um serviço.

O corpus da análise são materiais publicitários veiculados nas mídias regionais, sendo eles: outdoors, anúncios de jornal e revistas, capas de revistas (mídia impressa); spots e jingles (mídia radiofônica); e comerciais audiovisuais (mídia TV e digital). A ênfase teórica é a semiótica peirceana, de Charles Sanders Peirce, que possibilita compreender como as linguagens significam as coisas, e que, no alvo deste estudo, possibilitará compreender, por meio da representação sígnica, como o sujeito receptor da mensagem poderá vir a interpretar seu significado. Nesse contexto, os resultados dessa pesquisa vêm contribuir com as formas de produzir publicidade regional, isto é, vêm demonstrar estratégias possíveis de aplicação na criação de peças publicitárias para as diferentes mídias.

Esse estudo será realizado em 2019 e 2020, haja vista o objetivo de estender essa análise para mídias além da região de Umuarama/PR, que seriam as regiões onde a Universidade Paranaense – Unipar está instalada. Esse acesso seria com a participação dos acadêmicos dos cursos Semipresenciais dessas unidades, participantes do Programa de Iniciação Científica desta instituição de ensino.

Processos de significação na comunicação publicitária das mídias regionais: uma análise semiótica do potencial representativo do signo da mensagem