Responsabilidade Social

Uso do extrato padronizado de Macleaya Cordata na dieta de codornas de corte e seus efeitos na integridade morfofuncional do intestino

Desenvolvimento Econômico

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050200 – Medicina Veterinária Preventiva

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Morfofisiologia Animal

Professores: Ricardo de Melo Germano - Luciana Kazue Otutumi Farias

Resumo: A coturnicultura vem-se destacando como promissora atividade avícola brasileira devido ao baixo custo de implantação, rápido retorno econômico, precocidade sexual e boa aceitação dos seus produtos. A produção comercial em sistema de confinamento pode predispor animais a desafios sanitários, sendo importante a utilização de medidas para se prevenir doenças e perdas econômica, dentre elas a adição de produtos na dieta objetivando o controle microbiano. Devido aos desafios, antimicrobianos foram amplamente utilizados, contudo, a partir de sua proibição como melhorador de desempenho houve intensificação da utilização estratégica de produtos alternativos. Dentre esses produtos, destaca-se o extrato da Macleaya cordata, apresentando efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios, imunomodulatórios e nutricionais.

Dessa forma, o objetivo  do  presente  trabalho  é  avaliar  os  efeitos  do  extrato comercial da Macleaya cordata (Sangrovit® ED) sobre algumas bactérias entéricas, desempenho, morfometria intestinal e população de neurônios mioentéricos. Serão alojadas no Campus II da Universidade Paranaense 240 codornas de corte (Coturnix coturnix coturnix) mistas (machos e fêmeas) distribuídas em quatro tratamentos, com quatro repetições de 15 aves cada, sendo: T1 - grupo controle, com dieta basal sem tratamento; T2 - grupo teste, com dieta basal adicionada de 12,5 ppm do produto por tonelada de ração; T3 - grupo teste, com dieta basal adicionada de 25 ppm do produto por tonelada de ração; T4 - grupo teste, com dieta basal adicionada de 50 ppm do produto por tonelada de ração.

As aves serão criadas até os 35 dias de idade. Posteriormente duas aves de cada repetição serão eutanasiadas sendo coletadas amostras de swab de cloaca que seguirão para análise microbiológica, e fragmentos de jejuno para análise morfológica e quantificação de neurônios mioentéricos. Será calculado ainda o desempenho das aves. Assim, espera-se que os grupos tratados com o extrato maximizem a saúde intestinal, resultando em melhor desempenho, saúde animal e segurança alimentar do consumidor.

Uso do extrato padronizado de Macleaya Cordata na dieta de codornas de corte e seus efeitos na integridade morfofuncional do intestino