Responsabilidade Social

Análise do desempenho de tijolos de solocimento utilizando amostras de solos degradados contidos no perímetro urbano da cidade de Paranavaí/PR.

Inovação Tecnológica

Unidade: Paranavaí

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006040300 – Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Tec. Mat. Reaproveit. Resíduos na Construção Civil

Professoras: Regina de Held – Allana Ribeiro Mendes

Resumo: A pesquisa proposta considera como hipótese de origem, que na granulometria e estrutura dos solos lavados e degradados por processos erosivos no padrão  Arenito Caiuá, há fatores favoráveis à estabilização físico/química de tijolos de solocimento, com reduzido consumo de cimento.

O Arenito Caiuá é o solo predominante na região Noroeste do Estado do Paraná. Caso torne-se possível identificar as características tipológicas de solos  favoráveis  à estabilização do tijolo, ter-se-á direta contribuição nas pesquisas de processos construtivos com baixo  impacto  ambiental e ainda, reduzido custo construtivo. A metodologia apropriará os estudos de solos realizados por Marcelo Eduardo F. Stipp (2006), em tese de doutorado na Universidade de São Paulo, sobre a problemática da arenização e do voçorocamento do Município de Paranavaí /PR.

Como contribuições esperadas prevê-se as trocas dos saberes entre as pesquisas de solocimento desenvolvidas entre os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil dessa unidade, interligando-os às outras unidades UNIPAR e centros de formação com pesquisas nos métodos construtivos em barro adotados como estratégia na mitigação dos impactos ambientais da construção civil e que contribuíam socialmente, na viabilização do acessar à moradia digna e de baixo custo.

Análise do desempenho de tijolos de solocimento utilizando amostras de solos degradados contidos no perímetro urbano da cidade de Paranavaí/PR.