Responsabilidade Social

Ataque por sulfatos de sódio nas argamassas com adições minerais de fíler calcário e sílica ativa

Inovação Tecnológica

Unidade: Cascavel

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0003010101 - Materiais e Componentes de Construção

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e aplicações de produtos

Professora: Neusa Aparecida Munhak Beltrame

Resumo: A durabilidade das estruturas de concreto tem sido uma das principais preocupações das pesquisas atualmente. Apesar dos avanços, o fenômeno de deterioração dos materiais de base cimentícia por soluções contendo sulfatos é complexo, em função das ações físicas e químicas envolvidas. Os ataques por sulfatos são comuns e afetam a durabilidade e vida útil das estruturas de materiais cimentícios, causando expansão, fissuração e deterioração de muitas estruturas expostas ao ambiente sulfatado. A forma mais comum de ataque é o ingresso de íons sulfato de alguma fonte externa para o interior da pasta de cimento hidratada.

Essa deterioração ocorre através das reações químicas com os compostos hidratados do cimento Portland e uma das alternativas estudadas por vários pesquisadores consistem na utilização de adições minerais. A utilização de adições minerais na composição, em substituição parcial ao cimento Portland, provocam alterações micro estruturais que interferem na porosidade da matriz hidratada, principalmente na distribuição e conexão dos poros, influenciando no ingresso de água contaminada para o interior do concreto. Sabe-se que o uso desses materiais traz benefícios para o concreto devido às suas propriedades físicas e químicas. Neste contexto, o presente projeto tem como foco principal analisar a influência das adições minerais de sílica ativa e fíler calcário na durabilidade dos materiais cimentícios quando submetidos ao ataque por soluções de sulfatos de sódio, proporcionados com 0%, 10%, 20% e 30% nas idades de 14, 28, e 42 dias.

O método utilizado será baseado em um processo experimental indireto realizado em laboratório. Os ensaios serão realizados com base nas normas técnicas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pesquisas demonstraram bom desempenho dessas adições em substituição ao cimento Portland quando sujeitos aos ambientes agressivos. Assim, o estudo busca apresentar a influência dessas adições na durabilidade dos componentes de cimento Portland, com o intuito de corroborar com as pesquisas do setor de materiais de construção.

Ataque por sulfatos de sódio nas argamassas com adições minerais de fíler calcário e sílica ativa