Responsabilidade Social

Atividade antimicrobiana de compostos de potencial aplicação no controle de microrganismos

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0001060105 – Química dos Produtos Naturais

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola

Professora: Giani Andrea Linde Colauto

Resumo: As plantas da família Solanaceae são nativas do Brasil e dos países limítrofes como Bolívia, Peru, Equador e Venezuela. No Brasil, a Mata Atlântica é o principal local de ocorrência desta família. São utilizadas pelos povos americanos, especialmente da região Amazônica como antidiarréico, anti-reumático, anti-sifilítico, depurativo, diurético, emético, vermífugo, purgativo. Embora os estudos ethonopharmacológicos indiquem atividades biológicas para esta planta não existem estudos sobre a atividade antioxidante, citotóxica e antimicrobiana dos óleos essenciais e seus compostos. Neste projeto, propomos extrair os óleos de diferentes partes de plantas da família Solanaceae utilizando a hidrodestilação e o fluído supercrítico.

A composição dos óleos obtidos será determinada por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Os compostos individuais dos óleos serão separados em coluna cromatográfica clássica. Os óleos e seus compostos serão avaliados quanto às atividades: antioxidante, citotóxica e antimicrobiana. Finalmente, os compostos com potencial de aplicação em alimentos serão utilizados para a avaliação do controle microbiológico em alimentos comerciais. O grupo de pesquisa proponente possui experiência de sete anos de pesquisa com óleos essenciais com publicação de diversos artigos e identificação de compostos inéditos com alta atividade antitumoral.

Ademais o grupo tem realizado a determinação de atividade antimicrobiana sobre fungos e bactérias contaminantes de alimentos visando identificar novos compostos para o controle microbiológico de alimentos. Nossa hipótese de pesquisa é que a imensa biodiversidade brasileira pode fornecer compostos - ainda não conhecidos - com potencial para aplicações nas indústrias de alimentos, química e farmacêutica.

Atividade antimicrobiana de compostos de potencial aplicação no controle de microrganismos