Responsabilidade Social

Atividade antioxidante e antimicrobiana do óleo essencial e extrato bruto de Ageratum Conyzoide

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0001060105 – Química dos Produtos Naturais

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e aplicações de produtos

Professoras: Zilda Cristiani GazimGiani Andrea Linde Colauto

Resumo: Ageratum conyzoides pertence à família Asteraceae, conhecida popularmente no Brasil como mentrasto e erva-de-são-joão. É uma erva-daninha de fácil cultivo e pode ser encontrada em parques, quintais e praças. Possui altas concentrações de compostos fenólicos e flavonoides com potencial uso para proteção contra o excesso de radicais e espécies reativas de oxigênio em sistemas biológicos. O potencial antioxidante do A. conyzoide desperta interesse para encontrar as biomoléculas naturais que possam vir a substituir os antioxidantes sintéticos tais como hidroxianisol butilado (BHA), butil hidroxitolueno (BHT), utilizados pela industria na conservação de alimentos, cosméticos e medicamentos.

Neste sentido, é crescente o interesse pela investigação de antioxidantes provenientes de fontes naturais como extratos e óleos essenciais de plantas. No âmbito antimicrobiano, o surgimento de micro-organismos resistentes aos antimicrobianos convencionais ocasiona um enorme problema à saúde pública, dificultando o tratamento de doenças infecciosas, bem como a contaminação de alimentos por micro-organismos patogênicos. Portanto, o estudo tem como objetivo avaliar o potencial antioxidante e antimicrobiano do óleo essencial (OE) e extrato bruto (EB) extraído das folhas e flores do A. conyzoide. O OE será extraído pelo processo de hidrodestilação, e o EB obtido pelo processo de maceração dinâmica com renovação do solvente. OE e EB serão identificados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM).

A atividade antioxidante será realizada pela determinação de fenóis totais pelo método Folin-Ciocalteau, pelo sistema de co-oxidação β - caroteno/ácido linoléico, pelo sequestro dos radicais livres 2,2 difenil-1-picrilhidrazil (DPPH) e pelo método de redução do ferro (FRAP). A atividade  antimicrobiana será realizada pelo método de microdiluição em caldo determinando a concentração inibitória mínima (CIM) do óleo essencial necessária para eliminar os microorganismos testados.

Atividade antioxidante e antimicrobiana do óleo essencial e extrato bruto de Ageratum Conyzoide