Avaliação da ação central do extrato bruto Cyperus rotundus L. (Cyperaceae)

Inovação Tecnológica

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002100100 – Farmacologia Geral

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Farmacologia, toxicologia e terap. experimental

Professoras: Irineia Paulina Baretta - Simone Castagna Angelim Costa

Resumo: A Unidade Básica de Saúde Centro de Saúde Escola (UBSCSE) inaugurada em 2001 é o primeiro Projeto de Extensão da Universidade Paranaense - NIPAR direcionado exclusivamente à atenção básica e totalmente gratuita. Caracteriza-se pela frequência permanente de discentes e docentes dos cursos ligados ao   Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde. A UBSCSE é resultante da efetivação da vontade social, política e educativa de autoridades que se  comprometeram não apenas com a formação acadêmica, mas também com a qualidade de vida de uma comunidade. Coordenado pelo curso de Enfermagem a UBSCSE oferece os serviços de: endocrinologia, mastologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, neonatologia, imunização, consulta  de  enfermagem,  orientação farmacêutica, orientação biomédica, atendimento odontológico, orientação nutricional e terapias complementares,  entre  elas  a  shantala  e  drenagem  para gestante.

As terapias complementares são abordagens que visam a assistência à saúde do indivíduo, quer seja na prevenção ou no tratamento, de forma integrativa, portanto a Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema  Único  de  Saúde  (SUS)  possibilita  o  conhecimento  das diversas terapias, entre elas as plantas medicinais e seu emprego correto na recuperação e manutenção de saúde. Assim este projeto objetiva verificar a inserção e o conhecimento das plantas medicinais no âmbito da UBSCSE, bem como, identificar as plantas medicinais utilizadas e o perfil socioeconômico dos usuários cadastrados, bem como o modo, finalidade e formas de utilização, gerando material de estudos que vise o cuidado e a assistência da população da UBSCSE.

Avaliação da ação central do extrato bruto Cyperus rotundus L. (Cyperaceae)