Responsabilidade Social

Avaliação da atividade imunomoduladora da Baccharis Trimera em ratos

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002110000 – Imunologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Farmacologia, toxicologia e terap. experimental

Professores: Leonardo Garcia Velasquez - Patricia Amaral Gurgel Velasquez

Resumo: A utilização de plantas medicinais se faz presente na vida humana há milhares de anos. Até o final do século XIX o tratamento de doenças era baseado em fitoterápicos, no entanto, com o advento da alopatia no século XX houve uma grande diminuição da prática fitoterápica nas comunidades urbanas. Atualmente se observa uma preocupação bastante grande com a fitoterapia. Tal fato se justifica pelos inúmeros trabalhos publicados na área, principalmente aqueles   relacionados com a identificação de compostos em plantas cujo uso já é bem estabelecido.

Além disso, com o advento das questões ambientais levantaram-se inúmeros questionamentos sobre a importância da flora ao ser humano e sua implicação na saúde. Inúmeros trabalhos têm buscado encontrar compostos que sejam uteis ao tratamento de doenças infecciosas e não infecciosas, como por exemplo, as de origem autoimunes, para tanto se fazem necessários estudos que compreendam a relação destes compostos com o sistema imune para que se possa estabelecer a atividade imunomoduladora.

A Baccharis trimera (" carqueja" ) é um aplanta amazônica, cujos uso popular tem sido atrbuido ao tratamento de enfermidades como: má digestão, problemas hepáticos, diabetes e febre reumática (reumatismo), sendo esta ultima uma doença de origem autoimmune. Assim, diante do exposto, o presente projeto tem por objetivo avaliar a atividade imunomoduladora do extrato de Baccharis trimera (carqueja) em ratos .

Avaliação da atividade imunomoduladora da Baccharis Trimera em ratos