Responsabilidade Social

Avaliação da diversidade genética e química em acessos de curcuma longa L.

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005010305 – Melhoramento Vegetal

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada ao melhoramento vegetal

Professora: Ana Daniela Lopes

Resumo: O conhecimento sobre a variabilidade genética de uma espécie é indispensável para direcionar e implementar corretamente futuros trabalhos de conservação e/ou melhoramento genético. Nesse sentido, este projeto objetiva investigar a diversidade genética em acessos de Curcuma longa L., por meio de marcadores microssatélites, bem como analisar a composição química do óleo  essencial  e  estabelecer  uma  possível  correspondência  entre os dados  químicos e moleculares.

Para isso serão analisados 25 acessso de cúrcuma quanto às características químicas do óleo essencial extraído de rizomas e à diversidade genética avaliada a partir da extração de DNA das folhas jovens dos genótipos coletados. A extração do óleo essencial será feita a partir dos rizomas secos da cúrcuma pelo método de hidrodestilação e os compostos serão identificados por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas. Os dados erão analisados com base na estatística descritiva, análise e uni e multivariada. As análises moleculares dos 25 acessos de C. longa serão realizadas por meio de marcadores SSR e a variabilidade genética obtida será estimada por meio de parâmetros como: o número de locos polimórficos; o número de alelos por loco; o número efetivo de alelos por loco; o número efetivo de alelos (Ne); o número de alelos privativos; a heterozigosidade observada e esperada; a distância genética entre populações; as frequências alélicas.

Também serão estimados para cada loco o coeficiente de endogamia (FIT); o déficit de heterozigotos (FIS), e a proporção da diversidade gênica entre os primers testados (FST). O índice de Shannon-Wiener (I) será aplicado para mensurar diversidade genética dos acessos. Para a análise da estrutura genética será utilizada a metodologia da análise de variância molecular (AMOVA) e métodos     bayesianos de análise. A partir da matriz de similaridade, será construído um dendrograma pelo método UPGMA cuja consistência dos agrupamentos será testada pelo procedimento de reamostragem. Objetivando conhecer o nível de correspondência  entre  os  dados  químicos  e  moleculares,  será  aplicado  o coeficiente de correlação de Pearson cuja significância será testada pelo teste Z de Mantel.

Avaliação da diversidade genética e química em acessos de curcuma longa L.