Responsabilidade Social

Avaliação da eficácia da suplementação mineral e vitamínica injetável da melhoria da fertilidade em vacas leiteiras

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050000 – Medicina Veterinária

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Produção e reprodução animal

Professoras: Rosiara Rosaria Dias Maziero - Andreia Assunção Soares

Resumo: Compostos com as vitaminas A/E e Manganês, Cobre, Zinco e Selênio são indicados para prevenção e tratamento de quadros de carências de vitaminas e minerais, os quais auxiliam no combate ao estresse oxidativo e nos transtornos reprodutivos e produtivos dos bovinos. Sua utilização é recomendada para suprir as reservas dos bovinos, em qualquer fase do processo de produção, em que se exige alto desempenho como vacas leiteiras. Discute-se que a produção de radicais livres está relacionada com os níveis de progesterona circulante e acarreta a agressão à membrana celular, com lise e formação de lipoperóxidos.

Assim, este projeto tem como objetivo verificar a eficiência da  suplementação  mineral  e  vitamínica  injetável  (Kit  Adaptador®  MIN  e Adaptador® VIT, Biogénesis Bagó) durante o período de inseminação artificial, na melhoria da fertilidade de vacas da raça Holandesa (n=100). O experimento será conduzido em propriedade particular, na cidade de Missal, Paraná. Os animais serão divididos em grupo controle (n= 50) sem tratamento e grupo tratado (n=50) em que será administrado 20 dias antes do início do protocolo de IATF e no dia da colocação do implante o tratamento com o Kit Adaptador® MIN e Adaptador® VIT. O protocolo hormonal utilizado será: D0= inserção do implante Cronipres® Mono Dose com 1 g de P4+ aplicação de 2 mg de BE (Bioestrogen®, Biogénesis Bagó, Brasil); D8= retirada do implante intravaginal de P4+ aplicação de 2 mL de eCG (Ecegon®, Biogénesis Bagó, Brasil), + 2 mL de D-Cloprostenol (PGF2α, Croniben®, Biogénesis Bagó, Brasil) + 2 mL Cipionato de estradiol (Croni-cip ®, Biogénesis Bagó, Brasil). No D10 será realizada a IATF no período da manhã. A taxa de ciclicidade e a taxa de prenhez (TP) serão avaliadas por ultrassonografia (Esaote/Pie Medical Falcon Vet.).

Serão colhidos 10 mL de sangue por venopunção jugular em tubos de ensaio heparinizados, para determinação de TBARS e FRAP. A avaliação de prenhez será realizada nos dias 30 e 60 dias após a IATF. Os dados obtidos serão submetidos à análise de frequência pelo PROC FREQ e análise de regressão logística pelo PROC LOGISTIC, utilizando-se o programa Statistical Analyses System (SAS, 9.3) adotando-se nível de significância de 5%.

Avaliação da eficácia da suplementação mineral e vitamínica injetável da melhoria da fertilidade em vacas leiteiras