Responsabilidade Social

Avaliação da utilização de antioxidantes sobre a congelabilidade e fertilidade do sêmen da cauda do epidídimo de bovinos

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050000 – Medicina Veterinária

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Produção e reprodução animal

Professora: Rosiara Rosaria Dias Maziero

Resumo: A criopreservação dos gametas masculinos é uma biotecnologia importante em programas de melhoramento animal, pois permite a preservação do material genético de animais valiosos e com potencial produtivo e reprodutivo superiores. No entanto, quando ocorre a morte do animal, a colheita de espermatozoides não pode mais ser realizada. Desta forma, os espermatozoides do epidídimo representam uma fonte de proliferação de genes de animais valiosos e raros que já morreram. Os antioxidantes atuam no combate aos efeitos nocivos provocados pelos radicais livres, proporcionando melhor qualidade do sêmen fresco e criopreservado.

Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito dos antioxidantes α-tocoferol e melatonina adicionados meio diluidor de congelação comercial para melhorar a viabilidade e a fertilidade do sêmen da cauda do epidídimo de bovinos. No experimento I serão utilizados 24 epidídimos de touros azebuados, provenientes de abatedouro, mantidos a 5°C por 0, 12 e 24 horas. Em seguida, os espermatozoides obtidos por lavagem da cauda do epidídimo serão imediatamente avaliados por motilidade e o vigor espermático. 

Em seguida, serão  diluídos conforme os grupos experimentais descritos: 1) Diluidor BotuBov®; 2) Diluidor BotuBov® contendo 7% de crioprotetor e alfa-tocoferol na concentração de 50 µM; 3) Diluidor BotuBov® contendo 7% de crioprotetor e 100 pM de melatonina; 4) Diluidor BotuBov® contendo 7% de crioprotetor e alfa-tocoferol na concentração de 50 µM e 100 pM de melatonina. Em seguida, as amostras serão congeladas. Após a descongelação, as amostras serão analisadas em sistema computadorizado (CASA) para avaliação da motilidade, por microscopia de interferência para avaliação de patologias por citometria de fluxo para avaliação da viabilidade celular. No experimento II, as amostras congeladas nos grupos descritos, serão utilizadas no teste de fertilidade de 200 fêmeas bovinas, a fim de se verificar os índices de prenhez em cada tratamento.
 

Avaliação da utilização de antioxidantes sobre a congelabilidade e fertilidade do sêmen da cauda do epidídimo de bovinos