Responsabilidade Social

Avaliação de polímeros naturais e sintéticos como sistemas de liberação controlada de compostos bioativos derivados de extratos vegetais e suas atividades sobre o processo de cicatrização de feridas cutâneas

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0000000000 

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Farmacologia, toxicologia e terap. experimental

Professor: Luiz Romulo Alberton

Resumo: Na Medicina Veterinária, feridas de pele apresentam alta prevalência na rotina de atendimento clínico cirúrgico, gerando grande morbidade e comprometimento funcional. Biomoléculas de origem vegetal, geralmente produtos do metabolismo primário e secundário, quando purificadas e concentradas podem exercer ações benéficas, tais como analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antineoplásicas. Adicionalmente, estas propriedades podem causar efeito sinérgico no tratamento de feridas, auxiliando na reepitelização e formação de colágeno.

O objetivo deste trabalho é avaliar os aspectos clínicos, histopatológicos e imunohistoquímicos durante o processo de cicatrização de feridas experimentalmente induzidas em ratos wistar, tratadas com polímeros de origem natural e/ou sintética atuando como sistemas de liberação de compostos bioativos derivados de extratos vegetais. Feridas cutâneas serão induzidas cirurgicamente na região dorsal de ratos da linhagem Wistar, as quais serão submetidas a 5 diferentes tratamentos, sendo grupo controle negativo, grupo tratamento 1, grupo tratamento 2, grupo tratamento 3, grupo tratamento 4.

As lesões do grupo controle negativo serão submetidas à limpeza diária com gaze e solução fisiológica estéreis. O grupo tratamento 1 receberá o polímero sem associação com composto bioativo, e os grupos tratamento 2, 3 e 4 receberão o polímero associado a diferentes concentrações do extrato vegetal bioativo. Amostras serão colhidas para realização de análises histológicas, imunohistoquímicas e avaliação de  estresse  oxidativo. Para análises estatísticas será utilizado o programa Bioestat. As variáveis numéricas serão representadas pelas medidas de tendência central e de dispersão, sendo apresentadas em forma de tabelas. Será aplicado o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, confirmando-se que as amostras apresentam distribuição normal, será utilizado o teste t de Student pareado para comparação das variáveis numéricas – diâmetro médio, área e tempo de cicatrização – entre os grupos.

Para as variáveis categóricas, como infiltrados inflamatórios polimorfonuclear e linfomononuclear, fibroplasia, fibrose e crosta, será aplicado o teste do Qui-Quadrado e o teste Exato de Fisher. O nível de significância p, utilizado para se rejeitar a hipótese de nulidade, será de 5% (p<0,05). Espera-se com esta pesquisa, evidenciar os efeitos cicatrizantes de extratos vegetais carreados através de polímeros, os resultados aqui obtidos poderão ser extrapolados e servir de base para ensaios pré-clínicos de produtos cicatrizantes para utilização em feridas tanto na medicina veterinária como na medicina humana.

Avaliação de polímeros naturais e sintéticos como sistemas de liberação controlada de compostos bioativos derivados de extratos vegetais e suas atividades sobre o processo de cicatrização de feridas cutâneas