Responsabilidade Social

Avaliação do biopolímero de poliamido de mandioca associada ao extrato de tropaeolum majus no processo de cicatrização de feridas de equinos e ratos wistar

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050100 - Clínica e Cirurgia Animal

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Terapêutica Exp. de Prod. Bioativos Apl. à Ciência

Professor: Luiz Romulo Alberton

Resumo: Na Medicina Veterinária, feridas de pele apresentam alta prevalência na rotina de atendimento clínico cirúrgico, gerando grande morbidade e comprometimento funcional. Biomoléculas de origem vegetal, geralmente produtos do metabolismo primário e secundário, quando purificadas e concentradas podem exercer ações benéficas, tais como analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Adicionalmente, estas propriedades podem causar efeito sinérgico no tratamento de feridas, auxiliando na reepitelização e formação de colágeno.

O objetivo deste trabalho é avaliar os aspectos clínicos, histopatológicos e imunohistoquímicos durante o processo de cicatrização de feridas experimentalmente induzidas em equinos e ratos wistar, tratadas com membrana de polímero acetilado de mandioca impregnada com extrato de Tropaeolum majus. Feridas cutâneas serão induzidas cirurgicamente na face dorsal do metacarpo em 8 equinos hígidos, e na região dorsal de ratos da linhagem Wistar, as quais serão submetidas a 4 diferentes tratamentos, sendo grupo controle negativo, grupo controle positivo, grupo tratamento 1 e grupo tratamento 2.

As lesões do grupo controle negativo serão submetidas à limpeza diária com gaze e solução fisiológica estéreis. As lesões do grupo controle positivo serão submetidas a tratamento com pomada cicatrizante comercial (Vetaglós® ). O grupo tratamento 1 receberá o biopolímero de mandioca, e o grupo tratamento 2 receberá o biopolímero de mandioca associado ao extrato de Tropaeolum majus, as quais serão submetidas aos tratamentos. Amostras serão colhidas para  realização de análises histológicas e imunohistoquímicas. Para análises estatísticas será utilizado o programa Bioestat. As variáveis numéricas serão representadas pelas medidas de tendência central e de dispersão, sendo  apresentadas em forma de tabelas. Será aplicado o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, confirmando-se que as amostras apresentam distribuição normal, será utilizado o teste t de Student pareado para comparação das variáveis numéricas – diâmetro médio, área e tempo de cicatrização – entre os grupos.

Para as variáveis categóricas, como infiltrados inflamatórios polimorfonuclear e linfomononuclear, fibroplasia, fibrose e crosta, será aplicado o teste do Qui-Quadrado e o teste Exato de Fisher. O nível de significância p, utilizado para se rejeitar a hipótese de nulidade, será de 5% (p<0,05). Espera-se com esta pesquisa, elucidar os mecanismos de ação deste biomaterial no processo cicatricial de ratos e equinos, os resultados aqui obtidos poderão ser extrapolados e servir de base para ensaios pré-clínicos para utilização em feridas tanto na medicina humana como na medicina veterinária.

 

Avaliação do biopolímero de poliamido de mandioca associada ao extrato de tropaeolum majus no processo de cicatrização de feridas de equinos e ratos wistar