Responsabilidade Social

Caracterização química e atividades biológicas de óleos essenciais e extratos brutos de plantas de interesse biotecnológico

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 000100000 – Ciências Exatas e da Terra

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e aplicações de produtos

Professora: Zilda Cristiani Gazim

Resumo: Óleos essenciais e extratos de plantas têm sido investigados quanto a sua atividades biológicas. Estudos comprovam sua ação na conservação de alimentos, obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos, devido ao seu  potencial  antimicrobiano, antioxidante, citotóxico, acaricida, larvicida, anti- inflamatória, dentre outros. Nosso grupo de pesquisa vem investigando as espécies nativas Brunfelsia uniflora (manacá), Myrcianthes pungens (guabiju), Eugenia pyriformes (uvaia), Eugenia uniflora (Pitanga), Eugenia involucrata (Cereja-do-mato), Myrciaria cauliflora (Jabuticaba), Schinus terebinthifolius (Aroeirinha), Gallesia integrifólia (Pau d’alho), Garcinia gardneriana (Bacupari), Zanthoxylum rhoifolium (Mamica de porca),  Baccharis  dracunculifolia (Vassourinha) e as espécies Tetradenia riparia, Calendula officinalis e Petroselinum crispum, que foram bem aclimatadas em nossa região. Neste projeto, propomos extrair os óleos utilizando as técnicas de hidrodestilação e obter os extratos brutos através da técnica de maceração dinâmica com esgotamento do   solvente.

Os compostos individuais dos óleos e extratos serão separados em coluna cromatográfica clássica. A composição dos óleos será determinada por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, e dos extratos brutos por ressonância magnética nuclear. Óleos, extratos e seus compostos serão    avaliados quanto às atividades acaricida e larvicida sobre o Rhipicephalus (Boophilus) microplus , através do  Teste  de  Imersão  de  Adultos  (Adult Immersion Test) e pelo teste de Imersão Larval (Larval Pocket Test), respectivamente e larvicida sobre o Aedes aegypti L, através do teste de Imersão Larval.

A principal hipótese da nossa linha de pesquisa é que a biodiversidade brasileira pode fornecer compostos inéditos com potencial aplicação na manutenção e melhoria da qualidade de produtos oriundos das indústrias de alimentos, química e farmacêutica. Nosso grupo de pesquisa atua há sete anos com métodos de extração e rendimento de óleos essenciais, identificação de dos constituintes químicos do óleo essencial, fracionamento de compostos químicos e determinação de atividade biológicas.

Caracterização química e atividades biológicas de óleos essenciais e extratos brutos de plantas de interesse biotecnológico