Responsabilidade Social

Comportamento do revestimento argamassado em paredes de blocos cerâmicos sem chapisco

Inovação Tecnológica

Unidade: Cascavel

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0003010000 – Engenharia Civil

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e aplicações de produtos

Professora: Neusa Aparecida Munhak Beltrame

Resumo: Os revestimentos argamassados são os procedimentos tradicionais da aplicação de argamassas sobre as alvenarias e estruturas com o objetivo de regularizar e uniformizar as superfícies, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painéis e quando aplicados nas paredes externas, atuam como camada de proteção contra a infiltração de água de chuva. O procedimento tradicional e técnico é constituído da execução de no mínimo de três camadas superpostas, contínuas e uniformes: chapisco, emboço e reboco. Contudo, na prática uma das etapas (chapisco) é negligenciada por parte de alguns executores.

O chapisco é a primeira camada do revestimento aplicada diretamente sobre a alvenaria. Trata-se de uma camada irregular e descontínua de argamassa de cimento e areia bastante fluída, com o objetivo de melhorar a aderência do emboço/reboco e também a aderência com a alvenaria. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar a resistência à tração das argamassas ao substrato. O processo experimental se classifica como indireto realizado em laboratório. A metodologia será baseada na NBR 13528:2010. Serão confeccionadas duas paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos 6 furos (9x14x19 cm).

No substrato será aplicado apenas a camada de emboço sem a etapa de chapisco. Uma parede semelhante será confeccionada, porém com aplicação das camadas de chapisco e emboço para comparação. Serão extraídos 06 (seis) corpos de provas circulares com dimensão de 50mm de cada parede. Os ensaios serão realizados após a cura do cimento Portland. O traço da argamassa adotada para o assentamento dos blocos cerâmicos e revestimento argamassado (emboço) será de 1:2:6 (cimento:cal:areia) e para o chapisco será utilizado o traço 1:3 (cimento:areia). As análises estatísticas dos resultados serão baseados no desvio padrão e coeficiente de variação. Os resultados serão apresentados através de tabelas e gráficos para melhor visualização dos resultados.

Comportamento do revestimento argamassado em paredes de blocos cerâmicos sem chapisco