Responsabilidade Social

Composição química e atividade biológica do óleo essencial de psidium cathleyanum

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005010204 – Microbiologia Agrícola

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Des. Prod. Proc. E Car. E Pres. Mat. Biol. Biotec. Agrári.

Professor: Nelson Barros Colauto

Resumo: Os ectoparasitas artrópodes principalmente os caparratos; representam grande ameaça à saúde pública e dos animais, em virtude do seu papel como vetor de doenças. Nesse sentido, o objetivo da presente proposta de pesquisa será investigar as atividades biológicas e composição química do óleo essencial obtido através das folhas de Psidium cathleyanum, popularmente conhecida como araçá.

Após a obtenção do óleo, o mesmo será isolado e seus compostos químicos serão caracterizados. Em sequencia, será realizado o teste biológico como agente acaricida e larvicida em carrapatos Rhiphicefalus sanguineus (carrapato marrom do cão). As folhas serão colhidas e submetidas ao processo de hidrodestilação em aparelho de Clervanger modificado para obtenção do óleo essencial. A identificação dos componentes químicos será realizada através de Cromatrografia Gasosa acoplada à Espectrometria de

Massas (CG-EM), para a atividade acaricida, serão realizados o teste de imersão de carrapatos adultos (Adult Immersion Test – AIT) e Teste de Imersão Larval (LIT) ou Larval Packet Test (LPT). O delineamento experimental será inteiramente casualizado com três repetições. Após a obtenção de dados será realizada análise de variância (ANOVA) e posteriormente regressão polinomial.

Composição química e atividade biológica do óleo essencial de psidium cathleyanum