Responsabilidade Social

Efeito da adição de antioxidantes sobre a viabilidade e fertilidade do sêmen bovino

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050000 – Medicina Veterinária

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Produção e reprodução animal

Professora: Rosiara Rosaria Dias Maziero

Resumo: Os antioxidantes atuam no combate aos efeitos nocivos provocados pelos radicais livres, proporcionando melhor qualidade do sêmen fresco e criopreservado. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito dos antioxidantes catalase, alfa tocoferol e piruvato de sódio adicionados meio diluidor comercial para melhorar a viabilidade e a fertilidade do sêmen bovino criopreservado. No experimento I serão utilizados três touros, mestiços, selecionados de acordo com o escore de condição corporal e exame andrológico. Os ejaculados serão colhidos por eletroejaculação e imediatamente avaliado a motilidade e o vigor espermático.

Em seguida, serão diluídos conforme os grupos experimentais em meio Botubov® (Botupharma Biotecnologia Animal) nas seguintes concentrações de antioxidantes: 1) Diluidor BotuBov®; 2) Diluidor BotuBov® contendo 7% de crioprotetor e catalase nas concetrações de 20, 80 e 200 UI; 3) Diluidor BotuBov® contendo 7% de crioprotetor e α-tocoferol nas concentrações de 50 µM, 100 µM e 150 µM; 4) Diluidor BotuBov® contendo 7% de crioprotetor e piruvato de sódio nas concentrações de 1,5 µM, 3,5 µM e 5 µM e em seguida, as amostras serão congeladas.

Após a descongelação, as amostras serão analisadas em sistema computadorizado (CASA) para avaliação da motilidade, por microscopia de  interferência para avaliação de patologias e por citometria de fluxo para avaliação da viabilidade celular. No experimento II, as amostras congeladas com a dose mais adequada de cada antioxidante descrito, serão utilizadas no teste de fertilidade de 200 fêmeas bovinas, a fim de se verificar os índices de prenhez em cada tratamento.

 

Efeito da adição de antioxidantes sobre a viabilidade e fertilidade do sêmen bovino