Responsabilidade Social

Erva-mate (Ilex Paraguariensis ST. HIL.): Aplicação em produtos promotores da saúde. Avaliação sobre a saúde cardiovascular

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004050100 – Bioquímica da Nutrição

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Aval.pré-clínica e clínica de produtos em saúde

Professor: Euclides Lara Cardozo Junior

Resumo: Verifica-se um aumento na incidência da obesidade em nosso país e no mundo, com o concomitantemente aumento do  gradiente  de  pessoas  com  doenças cardiovasculares. Desta forma, há uma crescente procura por alimentos funcionais que auxiliam na prevenção de tais patologias e na obesidade, com intuito de reduzir gastos públicos e promover qualidade de vida à população.

Unindo os bons hábitos alimentares, mudanças no estilo de vida, temos que preservar hábitos alimentares regionais e culturais, como no caso do consumo da erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.). Esta planta é consumida na região Sul do Brasil para preparação de bebidas tônicas e estimulantes como o chimarrão, chá, ou terere. Sua composição e efeitos benéficos têm sido atribuídos à presença de compostos fenólicos, os quais favorecem a proteção cardiovascular. Porém faltam evidencias clínicas que comprovem sua eficácia nos fatores que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Assim, este trabalho tem o objetivo avaliar o efeito do consumo do extrato de erva-mate com teor conhecido dos compostos fenólicos em pacientes com sobrepeso e obesidade grau I submetidos a uma dieta terapêutica na redução de peso e dos fatores inflamatórios associados ao aparecimento de doenças cardiovasculares.

Erva-mate (Ilex Paraguariensis ST. HIL.): Aplicação em produtos promotores da saúde. Avaliação sobre a saúde cardiovascular