Responsabilidade Social

Estudo das atividades antimicrobianas de óleos essenciais e suas associações no controle da mastite em bovinos

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050200 - Medicina Veterinária Preventiva

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Produção e reprodução animal

Professor: Ranulfo Piau Junior

Resumo: A mastite bovina, uma das principais doenças do rebanho leiteiro, caracteriza-se por um processo inflamatório no úbere. A inviabilidade econômica, o impacto ambiental negativo e os resíduos antimicrobianos estão estimulando a pesquisa de tratamentos alternativos para a prevenção e tratamento de doenças na bovinocultura leiteira. Os óleos essências são produtos bioativos que possuem atividades antimicrobianas e anti-inflamatórias e podem servir como alternativa de tratamento da mastite subclínica. O objetivo deste trabalho será avaliar as atividades antimicrobianas dos óleos essenciais de Baccharis dracunculifolia, Eugenia caryophyllus, Melaleuca alternifólia, Thymus vulgaris e Pogostemon cablin in vitro e in vivo frente aos principais causadores da mastite subclínica em bovinos, com a possibilidade de desenvolver um produto para o tratamento da mastite subclínica.

Serão obtidas cepas padrão e cepas a campo dos principais organismos envolvidos na mastite, para realização de testes de resistência e susceptibilidade a óleos essências e a antibióticos. Os óleos essenciais serão obtidos de uma empresa Lazlo. Será realizado uma análise fitoquímica para avaliar os compostos majoritários dos óleos essenciais. O rendimento dos óleos será fornecido pela empresa. Um veículo para a administração dos óleos será desenvolvido para os testes in vitro e in vivo, utilizando óleos fixos e gel de Carbopol. As concentrações inibitórias mínimas serão realizadas para determinar a susceptibilidade das bactérias. O antibiograma será utilizado para determinar a resistência das  bactérias. 

Serão confeccionadas seringas para o momento da aplicação intramamária. Os animais que participarão do experimento serão submetidos ao California Mastitis Test (CMT), Contagem de Células Somáticas (CCS), Contagem Bacteriana Total (CBT), para delinear os grupos de tratamento. A aplicação será feita de 3 a 5 dias, dependendo dos resultados dos testes pilotos que irão anteceder. Espera-se que os óleos essenciais possuam atividades antimicrobianas in vitro, quando utilizados de forma individual, de forma sinérgica com outro óleo essencial e quando utilizadas com antibióticos. Também se espera que a aplicação in vivo possa diminuir os escores do CMT, CCS, CBT, e que haja redução na emissão de resíduos no leite, em relação aos antibióticos.

Estudo das atividades antimicrobianas de óleos essenciais e suas associações no controle da mastite em bovinos