Responsabilidade Social

Estudo das propriedades físicas, químicas e mecânicas de cerâmica vermelha com adição de materiais ativos e não ativos

Inovação Tecnológica

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0003030000 – Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Tec. Mat. Reaproveit. Resíduos na Construção Civil

Professor: Cleidison Zatta Valdameri

Resumo: O setor de cerâmica vermelha vem passando por grandes transformações, vinculadas principalmente a condição de produção de materiais mais tecnológicos e com menores índices de defeitos. Os fatores que levam as melhorias estão vinculados aos trabalhos científicos aplicados ao conhecimento e melhoria de sua matéria prima e processo de produção. Nos países desenvolvidos, os produtos cerâmicos são altamente valorizados por possuírem propriedades tecnológicas e aspectos estéticos adequados para o mercado da construção civil.

No Brasil estes produtos ainda são, em geral, de baixo valor comercial, conduzindo a informalidade e precariedade da maioria das indústria Brasileiras. Dados Da ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) apontam que o setor possui mais de 4000 empresas que consomem 7.800.00 de toneladas de matéria prima por mês com faturamento anual de 18 bilhões de reais, sendo desta forma, significativo para a PIB nacional e principalmente para o mercado da construção.

Diante disso é importante continuar produzindo cientificamente, para que seja atingido uma adequada ordenação da produção e principalmente tornar os produtos do setor mais competitivos e capazes de proporcionar melhor desempenho. A presente pesquisa visa inserir materiais ativos e não ativos em massas cerâmicas utilizadas para a produção de blocos a fim de obter melhores propriedades tecnológicas e ganhos produtivos, também, atribuir ao setor a sensibilização do uso de matéria primas imobilizadas, possibilitando a redução da extração de materiais naturais.

Estudo das propriedades físicas, químicas e mecânicas de cerâmica vermelha com adição de materiais ativos e não ativos