Responsabilidade Social

Estudo do efeito bactericida do óleo de copaíba comercial associado ao gerador de alta frequência em culturas de cepas padrão e em isolados de feridas cirúrgicas

Inovação Tecnológica

Unidade: Paranavaí

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção a saúde

Professoras: Raquel Costa Machado – Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato – Vanessa Rosaline Costa Oliveira

Resumo: No decorrer das últimas décadas, o desenvolvimento de fármacos mais eficientes no combate a infecções bacterianas revolucionou o tratamento médico, ocasionando a redução drástica da mortalidade causada por doenças microbianas. Por outro lado, a disseminação do uso de antibióticos lamentavelmente fez com que as bactérias desenvolvessem defesas relativas  aos  agentes  antibacterianos, com o consequente  aparecimento de resistência, impondo  sérias limitações às opções para o tratamento de infecções bacterianas.

Em razão da grande importância da evolução da resistência microbiana e da necessidade de um controle das infecções hospitalares e não hospitalares, gera a necessidade de desenvolver novos meios bacteriostáticos e bactericidas que colaborem com a terapêutica de indivíduos infectados. Uma prática comum são os estudos envolvendo espécies vegetais, a fim de comprovar a ação antimicrobiana, pois podem ser utilizados como uma alternativa ao tratamento contra algumas bactérias. Outra abordagem seria o uso do equipamento gerador de alta frequência, como um recurso terapêutico coadjuvante relevante quando utilizado para o tratamento de diversas afecções dos tecidos biológicos.

O referido estudo tem como objetivo avaliar a ação antimicrobiana do óleo de copaiba associado ao gerador de alta frequência em culturas de cepas padrão de Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Streptococcus pyogenes e em  culturas de bactérias  isoladas  de  feridas  cirúrgicas de pós- operatório de mamoplastia. O teste será realizado utilizando método de microdiluição em placa (MIC) e placas de Petri. Para análise dos resultados, será considerada a proliferação de colônias de bactérias, assim como os grupos experimentais e tratamentos realizados. Todos os valores serão representados como média ± EPM. Serão analisados por ANOVA, seguindo pelo post-hoc de Tukey, e serão considerados estatisticamente significantes quando p <0,05.

Estudo do efeito bactericida do óleo de copaíba comercial associado ao gerador de alta frequência em culturas de cepas padrão e em isolados de feridas cirúrgicas