Responsabilidade Social

Execução de uma máquina termohidráulica de fluxo com baixo custo para um sistema de irrigação

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0003050000 – Engenharia Mecânica

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e aplicações de produtos

Professor: Alexandre de Castro Salvestro

Resumo: Para a captação de águas superficiais e subterrâneas destinados para irrigação, na maior parte dos casos, precisa-se de energia elétrica ou de combustível para o acionamento do conjunto motobomba. Quando se utiliza energia elétrica adiciona-se, o custo da condução da mesma, desde a fonte até o lugar desejado, que na maioria dos casos, quando o recurso hídrico é superficial, encontra-se localizado nos pontos mais baixos da propriedade (ROJAS,2002). O conjunto motobomba são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico.

Quando se dispõe de uma fonte superficial de água e pretende-se utilizar uma parte dela de forma racional, econômica e sustentável, pode ser utilizado, por exemplo, o carneiro hidráulico em substituição do conjunto do motobomba. O mesmo trabalha sem agredir o meio ambiente, utilizando energia hidráulica, dispensando outro tipo de energia suplementar, trabalhando 24 horas por dia. (ROJAS, 2002). Segundo Horne & Newman (2005), o carneiro hidráulico apresenta, como vantagens, a não necessidade de fontes externas de energia, tais como os combustíveis derivados de petróleo ou energia elétrica, a manutenção e a operação simples, não exigindo mão-de-obra qualificada, o custo de aquisição e montagem relativamente baixo e a possibilidade de uso durante 24 h por dia recalcando água sem emissão de poluentes ou gases.

Como desvantagens, Abate & Botrel (2002) e Carvalho (1998) apontam que a eficiência é determinada pelas condições locais, o golpe de aríete produz ruído, há necessidade de queda d'água e utilização de água limpa, além de recalcar somente uma pequena fração da vazão disponível na alimentação, mediante a desvantagens a necessidade de se aumentar a eficiência desse sistema e diminuir os impactos que ele causa, assim, esse trabalho teve como objetivos: dar subsídio para a utilização e fabricação do uma máquina termohidráulica de fluxo; desenvolver a modelagem do funcionamento, a construção de um protótipo visando as avaliações para um sistema de irrigação.

Execução de uma máquina termohidráulica de fluxo com baixo custo para um sistema de irrigação