Responsabilidade Social

Isolamento, caracterização e preservação de fungos endofíticos de brunfelsia uniflora e potencial atividade destes fungos na composição e na atividade antioxidante do óleo essencial desta planta

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002120200 – Microbiologia Aplicada

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Des. Prod. Proc. e Car. e Pres. Mat. Biol. Biotec. Agrári.

Professor: Nelson Barros Colauto

Resumo: Fungos endofíticos são fontes importantes de moléculas naturais bioativas como metabólitos secundários com potencial de uso na proteção de plantas, como antibióticos, imunossupressores, antiparasitários, antioxidantes e agentes anticancerígenos. São simbiontes encontrados em plantas com capacidade de produzir substâncias bioativas semelhantes as das plantas hospedeiras. Contudo, a maior parte dos estudos tem focado na atividade antimicrobiana e antioxidante destes fungos e menor atenção tem sido dedicada à capacidade dos microrganismos endofíticos afetarem a produção, composição e atividade antioxidante do óleo essencial de plantas de interesse biotecnológico.

Desta forma, o objetivo deste projeto é isolar, caracterizar e preservar fungos endofíticos de Brunfelsia uniflora visando potencial uso biotecnológico futuro a aprtir de uma coleção de cultura e verificar o efeito de microrganismos endofíticos na produção, composição e atividade antioxidante do óleo essencial de B. uniflora. Os fungos serão isolados da planta, caracterizados, por técnicas moleculares, e criopreservados a -80 ᵒC. Um protocolo para cultivo de tecido in vitro e outro para limpeza clonal da planta serão desenvolvidos para posterior aclimatização em estufa.

As plantas com e sem os microrganismos endofíticos serão cultivadas em ambiente controlado e o óleo essencial das folhas de cada planta será obtido por hidrodestilação. A produção, composição química e atividade antioxidante do óleo essencial de cada planta serão determinadas e comparadas para verificar o efeito da presença ou ausência da microbiota endofítica na planta. Este projeto é parte de um projeto maior para estudo do efeito de microrganismos endofíticos em plantas medicinais.

Isolamento, caracterização e preservação de fungos endofíticos de brunfelsia uniflora e potencial atividade destes fungos na composição e na atividade antioxidante do óleo essencial desta planta