O ensino do gerenciamento de obras: jogos de simulação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Escolarização e cotidiano escolar

Professora: Diane Guzi Fomin

Resumo: A indústria da construção civil tem exigido profissionais qualificados, não apenas em conhecimentos técnicos, mas em habilidades gerenciais e experiências profissionais. Neste sentido, jogos de simulação são excelentes ferramentas de ensino para  universidades e programas de qualificação profissional, permitindo transmitir e consolidar o aprendizado de teorias em um cenário de simulação prática, seguro, sem riscos, e, ao mesmo tempo, divertido. O projeto tem por objetivo aplicar jogos de simulação sobre gerenciamento de obras com alunos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizará a revisão bibliográfica como método para identificação e seleção dos jogos relacionados ao tema. A partir da seleção dos jogos de simulação será necessária e preparação do jogo, produção e treinamento da equipe de aplicação. Após a aplicação da simulação com os alunos será promovido um debate para discussão dos pontos positivos, negativos e principais conhecimentos adquiridos com cada jogo. Espera-se que os jogos de simulação auxiliem na fixação de conhecimentos teóricos e sejam um instrumento lúdico de aprendizado.

O ensino do gerenciamento de obras: jogos de simulação