Produção de lactase por fermentação com vinhaça de cana e seu potencial na descoloração de corantes

Inovação Tecnológica

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 2120202 – Microbiologia Industrial e de Fermentação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola

Professora: Juliana Silveira do Valle

Resumo: Lacases são enzimas que pertencem ao grupo das polifenol oxidases que, por conterem átomos de cobre em seu centro catalítico, são chamadas de multicobre oxidases. Essas enzimas promovem a oxidação de uma ampla variedade de substratos aromáticos enquanto reduzem oxigênio molecular à água. Devido à sua baixa especificidade ao substrato, a lacase é capaz de oxidar grande variedade de compostos recalcitrantes e poluentes ambientais. Têm muitas aplicações como nas indústrias têxteis para descoloração de corantes, biorremediação, desintoxicação de poluentes ambientais e revalorização de resíduos e efluentes.

Um dos resíduos da indústria sucroalcooleira é a vinhaça, formada a partir da destilação do álcool é caracterizada pelo alto teor de melanoidinas, matéria orgânica, compostos fenólicos recalcitrantes e baixo pH. Cada litro de etanol produzido resulta em 8-15 litros de vinhaça e seu manejo inadequado pode afetar a qualidade da água e do solo. O uso desse resíduo como substrato alternativo para produção de enzimas poderia contribuir com o desenvolvimento de processos de custos menores e ambientalmente corretos.

Os efluentes têxteis corados são classificados como os maiores poluidores entre todos os setores industriais e causam impacto negativo quando descartados no ambiente devido à sua complexa composição e baixa biodegradabilidade. O fungo Lentinus crinitus (U9/1) e fungos isolados da natureza serão avaliados quanto à sua capacidade de produção de lacases em meio contendo vinhaça. A otimização do meio será realizada visando à maior produção de enzima e o extrato bruto enzimático será testado quanto à capacidade na descoloração de corantes.