Responsabilidade Social

Translocação de minerais para fungos basidiomicetos

Inovação Tecnológica

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005010204 – Microbiologia Agrícola

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola

Professora: Giani Andrea Linde Colauto

Resumo: A anemia é uma patologia que afeta cerca de 500 milhões de pessoas no mundo. Caracteriza-se pela redução dos níveis de hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos, tendo como uma das causas a carências de nutrientes como ácido fólico, vitaminas B6, B12 e C, bem como a deficiência de ferro no organismo como cofator das reações enzimáticas. Desta forma devido à limitada absorção deste mineral e suas importantes funções no metabolismo, torna-se necessário o desenvolvimento de alimentos e medicamentos com alta biodisponibilidade de ferro. Fungos basidiomicetos (Pleurotus  ostreatus) têm a capacidade de bioacumular ou translocar metais, através da acidificação do meio de cultivo, liberação e produção de sideróforos, também pelo seu valor funcional, Pleurotus ostreatus torna-se ideal para este experimento.

O objetivo deste trabalho é determinar a bioacúmulo de ferro em micélio e cogumelo (Pleurotus ostreatus), bem como avaliar a biodisponibilidade in vitro deste elemento. Para a produção de micélio enriquecido com ferro, será transferido inóculo previamente recuperado para placas de petri contendo agar extrato de malte (AEM) adicionado de sulfato ferroso, a fim de obter-se zero ou 550 ppm de ferro. Para produção de cogumelos será utilizado meio a base de bagaço de cana–de–açúcar adicionado de fibra de soja e de sulfato ferroso para obter-se a concentração de ferro zero ou 550 ppm. A concentração de ferro da biomassa já separada será determinada em Espectrofotômetro de Absorção Atômica de Chama, através de curva padrão. A biodisponibilidade in vitro será avaliada pela determinação do ferro dialisável.

Espera-se, ao final da pesquisa, que seja possível a determinação da biodisponibilidade de ferro in vitro e in vivo dos micélios e cogumelos produzidos em meio enriquecido com ferro e assim contribuir para o desenvolvimento de novos alimentos e medicamentos que auxiliem no controle de anemias.

Translocação de minerais para fungos basidiomicetos