A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais: orientações e reflexões sobre a avaliação aplicada

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007080100 - Fundamentos da Educação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Escolarização e cotidiano escolar

Professoras: Vivianne Augusta Pires - Lucyelena Amaral Picelli - Maria do Carmo de O. Nogueira

Resumo: Este projeto tem por finalidade apresentar uma análise geral sobre a avaliação da aprendizagem escolar, suas diversas modalidades nos anos iniciais do ensino fundamental. As orientações e reflexões que apresentaremos neste projeto serão baseadas em uma vasta pesquisa bibliográfica em obras de vários autores de grande competência no assunto. A escola em seu papel de disseminadora de conhecimentos busca através de sua filosofia desenvolver atividades pedagógicas que levam a construção do saber do ser humano, para que eleseja capaz de pensar, agir, decidir, criticar e propor soluções perante as dificuldades encontradas no seu dia-a-dia. E para que o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem aconteça de fato, precisamosenquanto profissionais da educação definir: Como avaliar? Quando avaliar?Quem avaliar? Porque avaliar? Para que avaliar? Com quais instrumentos avaliar? Que estratégias utilizaremos para conseguirmos o melhor resultado possível e não influenciar negativamente na vida do aluno, de forma a não condená-lo com a exclusão e propiciar sua inserção no mundo social justo.