A inserção de plantas medicinais na unidade básica de saúde Centro de Saúde Escola - UBSCSE, visando o cuidado e assistência ao usuário

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002100600 - Etnofarmacologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Farmacologia, toxicologa e terap. experimental

Professora: Irinéia Paulina Baretta

Resumo: A Unidade Básica de Saúde Centro de Saúde Escola (UBSCSE) inaugurada em 2001 é o primeiro Projeto de Extensão da Universidade Paranaense - UNIPAR direcionado exclusivamente à atenção básica e totalmente gratuita. Caracteriza-se pela frequência permanente de discentes e docentes dos cursos ligados ao Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde. A UBSCSE é resultante da efetivação da vontade social, política e educativa de autoridades que se comprometeram não apenas com a formação acadêmica, mas também com a qualidade de vida de uma comunidade.

Coordenado pelo curso de Enfermagem a UBSCSE oferece os serviços de: endocrinologia, mastologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, neonatologia, imunização, consulta de enfermagem, orientação farmacêutica, orientação biomédica, atendimento odontológico, orientação nutricional e terapias complementares, entre elas a shantala e drenagem para gestante. As terapias complementares são abordagens que visam a assistência à saúde do indivíduo, quer seja na prevenção ou no tratamento, de forma integrativa, portanto a    Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) possibilita o conhecimento das diversas terapias, entre elas as plantas medicinais e seu emprego correto na recuperação e manutenção de saúde. Assim este projeto objetiva verificar a inserção e o conhecimento das plantas medicinais no âmbito da UBSCSE, bem como, identificar as plantas medicinais utilizadas e o perfil socioeconômico dos usuários cadastrados, bem como o modo, finalidade e formas de utilização, gerando material de estudos que vise o cuidado e a assistência da população da UBSCSE.