Responsabilidade Social

Alterações Morfológicas em policiais militares do Estado do Paraná diante de diferentes métodos de treinamento físico

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Cianorte

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004090000 – Educação Física

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ. Fís. Relac. Saúd. Exerc. Fís. Aptidão Fís. Des. Esp.

Professor: Vitor Hugo Ramos Machado

Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar as influências do exercício aeróbio e anaeróbio na composição corporal de policias pertencentes ao quadro funcional da 5ª. Companhia Independente da Polícia Militar do Paraná. A amostra será composta por policiais da 5ª. Companhia Independente da Polícia Militar do Estado do Paraná (CFsd/PM) da cidade de Cianorte-PR.

Todos os voluntários selecionados serão submetidos a avaliações antropométrica, de composição corporal, e de aptidão física antes de ingressarem no projeto. O período de intervenção será de dez semanas, em que os voluntários dos grupos de exercício realizarão o treinamento físico e os voluntários do grupo controle serão submetidos apenas aos testes iniciais. Após o período de dez semanas os voluntários serão submetidos à reavaliação, utilizando os mesmos critérios da avaliação inicial tais como, avaliação antropométrica e de composição corporal e avaliação da aptidão física.

O procedimento estatístico será realizado por meio do software SPSS (v.20) para Windows. Para verificar a normalidade dos dados será utilizado o Shapiro Wilk e para comparação das médias entre os momentos pré e pós treinamento será utilizado teste T dependente para amostras paramétricas. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Os escores encontrados serão interpretados através dos dados coletados pela pesquisa.

Alterações Morfológicas em policiais militares do Estado do Paraná diante de diferentes métodos de treinamento físico