Responsabilidade Social

Análise da diversidade genética de isolados de Candida obtidos de pacientes com Candidemia

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002120201 – Microbiologia Médica

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva

Professora: Volmir Pitt Benedetti 

Resumo: As micoses são infecções causadas por diferentes grupos de fungos, sendo alguns estritamente patógenos, enquanto outros podem apresentar comportamento oportunista, podendo atingir diversos sítios anatômicos. Um dos fungos oportunistas mais frequentes são as leveduras do gênero Candida, as quais são saprófitos do trato gastrointestinal do homem.

As infecções causadas por este grupo de leveduras são bastante extensas podendo atingir diversos sítios anatômicos do corpo humano, com diferente grau importância, dentre as mais graves destaca-se infeção em corrente sanguínea (candidemia), que representa um grave risco a vida do paciente, apresentando altos índices de mortalidade entre os pacientes envolvidos, particularmente entre os pacientes que apresentam alteração da resposta imunológica. Apesar deste tipo de patologia ser muito estudado, ainda existe informações que devem ser obtidas a respeito dos fatores epidemiológicos envolvido nesta patologia, particularmente aqueles referentes ao agente etiológico.             

Neste contexto, esta pesquisa possui como objetivo analisar a diversidade genética de isolados de Candida envolvido em candidemia em pacientes internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital público do Sudoeste do Paraná. Para isto será empregado técnicas moleculares de PCR, a qual amplificara fragmentos da região ITS1-5.8S-ITS2 e  fragmentos da gene 28S DNA ribossomal (rDNA). Ainda será feito a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos isolados frente ao Fluconazol.

Após a reação de amplificação será realizado o sequenciamento automatizado do DNA, para que seja possível fazer a análise da diversidade genética dosisolados.

Análise da diversidade genética de isolados de Candida obtidos de pacientes com Candidemia