Responsabilidade Social

Análise de indicadores psicofisiológicos de estresse e micro lesão em Atletas Paradesportivos da cidade de Toledo

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Toledo

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ.Fís.Relac. Saúde Exerc.Fís.Aptidão Fís.Desp.Esp.

Professoras: Fabia Freire dda Silva - Telma Aparecida Costa

Resumo: A importância da avaliação em pessoas com deficiência está em busca de consolidar metodologias de avaliação que objetivam observar aspectos de saúde, que por muitas vezes são desconsiderados ou não observados pelos responsáveis técnicos, o que pode impossibilitar planejamentos que consigam buscar o melhor desempenho de cada atleta. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar o grau de micro lesão e o estresse competitivo de atletas paradesportivos  em situação competitiva.    

As equipes que serão convidadas fazem parte de um projeto de extensão de uma universidade de Toledo - Pr. O estudo é de caráter descritivo com delineamento transversal. A amostra será constituída por 30 atletas que participam das atividades do projeto de extensão. As coletas ocorrerão no Campeonato Paranaense que ocorrerá em 2016 e será realizada por meio de questionário que avaliam variáveis psicológicas e análise laboratorial da enzima creatina quinase (CPK). Para tal, será utilizado o Questionário (Baseline I), contemplando informações como: tempo de prática, qual modalidade paradesportiva praticada, quantidade de treinos semanais e aspectos psicológicos e o estado atual de estresse e recuperação dos atletas será avaliado pelo Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas RESTQ-76 Sport.  

As variáveis fisiológicas de estresse muscular  serão avaliadas por meio de análise da enzima creatina quinase (CPK). Para a coleta da CPK será firmado parceria com o laboratório de análises clínicas da universidade, o qual possui profissionais qualificados e preparados para a devida coleta. Ainda, as participações dessas equipes estão atreladas à entrega da Declaração de Permissão para a Utilização de Dados e do Termo de Consentimento Livre Esclarecido pelos atletas participantes da pesquisa. Espera-se como resultado contribuir para que técnicos desportivos possam observar a importância da avaliação, bem como, os indicadores de estresse podem interferir no rendimento dos atletas influenciando a equipe de maneira coletiva.

Análise de indicadores psicofisiológicos de estresse e micro lesão em Atletas Paradesportivos da cidade de Toledo