Responsabilidade Social

Atividade antibacteriana e antioxidante do extrato de Origanum Vulgare e sua influência em produto lácteo durante o armazenamento refrigerado

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050200 - Medicina Veterinária Preventiva

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Educação e Saúde Única

Professora: Lidiane Nunes Barbosa

Resumo: O queijo tipo ricota é um produto lácteo obtido a partir do soro de leite. É um alimento rico em proteínas e devido ao seu baixo teor de gorduras é muito consumido por pessoas que buscam uma alimentação saudável. Se tratando de um alimento nutritivo e com alto teor de umidade está susceptível a deterioração tendo um prazo de consumo curto. Origanum vulgare, popularmente conhecido como orégano, é uma planta da família Lamiaceae muito utilizada como especiaria em preparações alimentícias e, os seus extratos e óleos essenciais apresentam várias atividades biológicas de interesse como a antimicrobiana e antioxidante. Assim, a proposta desta pesquisa é avaliar a atividade antibacteriana e antioxidante do extrato hidroalcoólico de orégano in vitro e em uma formulação láctea: ricota, a fim de se verificar a influência na microbiota, oxidação lipídica e aceitação do produto.

A partir do extrato de orégano, serão avaliadas as atividades antibacterianas sob linhagens de bactérias causadoras quadros de toxinfecções alimentares e avaliação do potencial antioxidante.

Esses dados, somados aos dos testes de aceitação servirão como base para a elaboração da ricota condimentada onde será avaliada a carga bacterina total, microrganismos indicadores e a oxidação lipídica durante o período de armazenamento refrigerado. Dessa forma, espera-se obter dados relevantes sobre o papel dessa especiaria como adjuvante na conservação do alimento contribuindo para a produção de alimentos seguros e aceitáveis no que se refere às suas propriedades organolépticas.

Atividade antibacteriana e antioxidante do extrato de Origanum Vulgare e sua influência em produto lácteo durante o armazenamento refrigerado