Responsabilidade Social

Avaliação da atividade antimicrobiana de óleo essencial de Curcuma Zedoaria em materiais estéticos

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professora: Elizabeti de Matos Massambani 

Resumo: Os óleos essenciais e extratos vêm sendo investigados como alternativas aos antimicrobianos convencionais, como opção de encontrar substâncias eficazes e menos tóxicas contra a resistência pelos micro-organismos, como, por exemplo, a planta Curcuma zedoaria, conhecida popularmente como açafrão-da-terra.

Essa planta é alvo de estudos para a determinação de atividades biológicas e desenvolvimento de novos medicamentos em substituição aos sintéticos. O material vegetal será obtido de cultivo em Umuarama, estado do Paraná, Brasil. A técnica utilizada para a extração do óleo essencial do rizoma de Curcuma zedoaria será a destilação por arraste a vapor com coobação em aparelho de Clevenger. O óleo obtido da planta será utilizado para testar o potencial   antimicrobiano sobre micro-organismos que podem estar presentes nos  equipamentos  estéticos  como  Manthus  Prime,  Radiofrequência  –  Octopolar  (Hertix), Spectra (Radiofrequência), Alta frequência AF7, Ultrassom 3 MHz, Vácuo Ultra Derm Control, Light pulse e o Ultrafocus, bem como em outros materiais utilizados nos procedimentos no Centro de Estética da Unipar – Umuarama.

Será investigada a presença de micro-organismos do tipo cocos Gram Positivos e leveduras do tipo Candida sp, por serem micro-organismos que fazem parte da microbiota da pele e mucosas e por apresentam interesse estético, podendo tornar-se resistentes aos métodos de higienização convencionais. O óleo obtido da planta será utilizado em diferentes concentrações sobre os microorganismos encontrados nos equipamentos e materiais estéticos do Centro de Estética da Unipar - Umuarama. A atividade antimicrobiana do óleo essencial de Curcuma zedoaria será determinada pelo Método de Microdiluição em Caldo MIC.

Avaliação da atividade antimicrobiana de óleo essencial de Curcuma Zedoaria em materiais estéticos