Responsabilidade Social

Avaliação da atividade antimicrobiana de óleos essenciais em equipamentos estéticos

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002120000 – Microbiologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professoras: Elizabeti de Matos Massambani - Claudia Mika Okabayashi - Zilda Cristiani Gazim

Resumo: Os óleos essenciais e extratos vêm sendo investigados como alternativas aos antimicrobianos convencionais, como opção de encontrar substâncias eficazes e menos tóxicas contra a resistência pelos micro-organismos. A Baccharis dracunculifolia é uma planta nativa do Brasil, pertencente a família Asteracea Bercht. & J. Presl., conhecida popularmente como conhecida como alecrim-do-campo ou vassourinha. Nesta planta, foram identificados os compostos majoritários beta-pineno, germacreno e cadineno (16,6%).

A Schinus terebinthifolius Raddi é uma planta nativa da América tropical e no Brasil, pertencente à família botânica Anacardiaceae, conhecida popularmente como pimenta rosa, pimenta brasileira, aroeira-vermelha entre outros. Seus frutos são conhecidos por serem utilizados como condimento alimentar, entretanto, já existe pesquisas quanto seus compostos químicos e atividades farmacológicas. Na composição química de seu óleo essencial destacam-se a presença de germacreno D, (E)-beta-cariofileno e ð-elemeno.

Essas plantas são alvos de estudos para a determinação de atividades biológicas, e o material vegetal de ambas será obtido de em populações naturais, em áreas do Município de Umuarama. A técnica utilizada para a extração do óleo essencial de Baccharis dracunculifolia DC e de Schinus terebinthifolius será a destilação por arraste a vapor com coobação em aparelho de Clevenger. O óleo obtido das plantas serão utilizados para testar o potencial antimicrobiano sobre micro-organismos que podem estar presentes nos equipamentos estéticos como Manthus Prime, Radiofrequência – Octopolar (Hertix), Spectra (Radiofrequência), Alta frequência AF7, Ultrassom 3 MHz e Vácuo Ultra Derm Control utilizados no Centro de Estética da Unipar – Umuarama.

Será investigada a presença de micro-organismos do tipo cocos Gram Positivos e leveduras do tipo Candida sp, por serem micro-organismos que fazem parte da microbiota da pele e mucosas e por apresentam interesse estético, podendo tornar-se resistentes aos métodos de higienização convencionais. O óleo obtido das plantas será utilizado em diferentes concentrações sobre os micro-organismos encontrados nos equipamentos estéticos do Centro de Estética da Unipar - Umuarama. A atividade antimicrobiana do óleo essencial  de Baccharis dracunculifolia DC e de Schinus terebinthifolius será determinada pelo Método de Microdiluição em Caldo MIC.

Avaliação da atividade antimicrobiana de óleos essenciais em equipamentos estéticos