Avaliação do medo e ansiedade em atendimento odontológico na Unipar - Campus Cascavel

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Cascavel

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004020000 – Odontologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Saúde coletiva

Professora: Juliana Garcia Mugnai Vieira Souza

Resumo: O medo é uma emoção primária e poderosa que nos alerta sobre o perigo iminente, em relação a um objeto ou situação. Porém, quando o perigo não se evidencia, mas é demonstrado de maneira vaga e persistente, ou se os sinais de um dano eminente não são conscientemente percebidos, pode–se estar diante de um estado de apreensão, verificando-se então a ansiedade. A ansiedade é um importante obstáculo durante os cuidados com a saúde, em especial quando se refere à saúde bucal. O impacto que a ansiedade produz frente aos fatores odontológicos é amplo e dinâmico, levando assim a evasão de cuidados dentários, mas também a efeitos individuais em geral. Para tanto, é necessário que se desperte ainda na formação do cirurgião dentista, atenção para as relações profissional-paciente, uma vez que, a redução da ansiedade é essencial ao tratamento e para a motivação do paciente aos retornos periódicos.

O presente trabalho tem por objetivo identificar a existência de medo e ansiedade por parte dos pacientes atendidos nas clinicas de odontologia da Universidade Paranaense - Unipar - Campus Cascavel-PR e suas possíveis causas. Metodologia: Após a avaliação e aprovação pelo comitê de Ética para Estudos em Seres Humanos, serão utilizadas unidades amostrais primárias das clinicas de odontologia da Universidade Paranaense - Unipar - Campus Cascavel-PR, onde são atendidos pacientes de todas as idades e nas diversas especialidades odontológicas.

Aos que aceitarem ser voluntários responderão um questionário estruturado com perguntas objetivas, nas quais serão solicitadas informações pessoais (idade, gênero, etnia, nível de escolaridade e renda), em seguida será aplicado um método de avaliação da ansiedade frente ao tratamento odontológico, neste estudo utilizaremos a Escala de Corah, a qual é conhecida como um instrumento para avaliar as manifestações da ansiedade odontológica. Para a obtenção dos resultados finais, serão comparados os dados coletados através dos questionários, com os valores obtidos por meio da Escala de Corah. Os resultados numéricos então serão analisados estatisticamente e uma analise descritiva será realizada.