Responsabilidade Social

Avaliação dos efeitos do extrato de carqueja sobre os neurônios mioentéricos do intestino de ratos expostos a fatores de riscos de doenças cardiovasculares

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002060000 - Morfologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Morfofisiologia Animal

Professores: Ricardo de Melo Germano - Andreia Assunção Soares - Francislaine Aparecida dos Reis Lívero

Resumo: O desenvolvimento de doenças cardiovasculares está diretamente ligado a hipercolesterolemia, diabetes e tabagismo que são consequência de hábitos da população brasileira e se tornam importantes fatores de risco. O Sistema Nervoso Entérico é caracterizado por ser o segundo cérebro e está presente em todo o tubo digestório, entre a camada circular e longitudinal. Sabe-se que nele, inúmeras atividades metabólicas ocorrem e principalmente nas condições de determinadas doenças, como o diabetes, podem ocorrer alterações intestinais. Propõe-se avaliar os efeitos protetores da Baccharis trimera neste modelo experimental, uma vez que já possui efeitos hepatoprotetores comprovados, além disso, objetivamos elucidar possíveis ações nos neurônios mioentéricos que  influenciam na sintomatologia intestinal destes distúrbios.

Os animais serão tratados durante três semanas com Baccharis trimera com a finalidade de identificar os efeitos protetores aos fatores de riscos expostos: tabagismo, ração hipercolesterolêmica e ao diabetes induzido pela droga estreptozotocina (STZ). No intuito de quantificar a população de neurônios mioentéricos realizaremos a técnica de Giemsa+, em cm2 a fim de estimar a população total de neurônios, NADH-diasforase para distinguir os neurônios metabolicamente ativos e NADPH-diasforase para identificar os neurônios que expressam a enzima NOS (óxido nítrico) e que realiza a inibição destes neurônios.

Grau de invasividade

GI-2 - os animais receberam sob anestesia dose não letal de estreptozotocina e apresentaram reação adversa com o desenvolvimento do diabetes mellitus; quanto a contenção os animais foram contidos para a realização da gavagem para a administração de extrato hidroetanólico de Baccharis trimera, cabendo salientar que esta contenção tem duração máxima de um minuto e ocorre por plicatura da pele na região dorso cervical.

Áreas e subáreas da pesquisa CNPq:

2.06.00.00-3 Morfologia

4.05.00.00-4 Nutrição

2.10.01.00-6 Farmacologia Geral

Avaliação dos efeitos do extrato de carqueja sobre os neurônios mioentéricos do intestino de ratos expostos a fatores de riscos de doenças cardiovasculares