Responsabilidade Social

Caracterização e intervenção em habilidades sociais e educativas em diferentes contextos

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070700 – Psicologia do Desenvolvimento Humano

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professora: Thais Cristina Gutstein Nazar

Resumo: Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais e de professores são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança, assim como de professores no contexto escolar. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos, tal como a escola que pode configurar-se como fator protetivo e de desenvolvimento de habilidades importantes para a vida da criança.

Assim, intervir no relacionamento dos pais, professores e crianças, em diferentes contextos, parece ser uma saída para minimizar indicativos de problemas de  comportamento, de forma a garantir a promoção de habilidades necessárias para lidar com as dificuldades de seus filhos ou alunos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar as demandas das pessoas que procuram por atendimento, seja através da caracterização do repertório de pais e de mães, seja através da caracterização das dificuldades e/ou habilidades das crianças e/ou adolescentes, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais  condizentes com a população atendida.

O objetivo central desse projeto de pesquisa é o de caracterizar e intervir em: a) as habilidades sociais educativas parentais e gerais de pais e de mães que procuram atendimento psicológico em diferentes contextos, em um Centro de Psicologia Aplicada (CPA) de uma universidade privada do interior do estado do Paraná para melhorar a relação estabelecida com seus filhos; b) melhorar as habilidades sociais educativas de professores que buscarem o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) de uma universidade privada do interior do estado do Paraná para melhorar a qualidade na interação estabelecida com seus alunos nas diferentes escolas do município; c) melhorar o repertório de habilidades sociais de crianças que buscarem atendimento no CPA. Para a caracterização da clientela serão analisados os dados previamente obtidos através de entrevistas, de inventários e de escalas contidos no processo de intervenção.

Caracterização e intervenção em habilidades sociais e educativas em diferentes contextos