Carência do estado nutricional e suplementação de pacientes bariátricos

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva

Professora: Dora de Castro Agulhon Segura

Resumo: A obesidade é uma doença crônica multifatorial, caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura, promovendo prejuízos importantes à saúde e ao estado psicológico. Pode desencadear outros distúrbios importantes, como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e doença hepática. Desencadeia grande importância à repercussão da saúde, na longevidade e na qualidade de vida, pois aumenta a chance de morbimortalidade. Porém quando já instalada e diante do insucesso de outras formas de tratamentos, a cirurgia bariátrica é indicada.

Entretanto, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam maior risco de desenvolver deficiências nutricionais pela limitação de ingestão e absorção de diferentes nutrientes. Os nutrientes ausentes que mais causam problemas ao organismo são a vitamina B12, o ácido fólico, o cálcio, a vitamina D e o ferro, necessitando de serem repostos através de suplementações.

Estes pacientes submetidos apresentam grandes riscos de desenvolverem alterações nutricionais, sendo assim, com a suplementação adequada, essas deficiências podem ser evitadas e tratadas. Dessa forma o objetivo deste estudo é analisar as carências nutricionais capazes de gerarem distúrbios metabólicos em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Para tanto, 50 pacientes, sem fator idade e ambos os sexos, que realizaram a cirurgia bariátrica no Instituto Igast de Toledo-Pr, deverão responder um questionário voltado a identificação de deficiência em nutrientes como o ferro, vitamina D, vitamina B12, cálcio e ácido fólico, e a realização de suplementação adequada acompanhada ou não por profissional. Os dados serão analisados e tabulados em estatística descritiva percentual e a analise comparativa entre grupos será realizada através do teste T student.

Carência do estado nutricional e suplementação de pacientes bariátricos