Responsabilidade Social

Comparação entre atividades de treino para o desenvolvimento técnico de futsal

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ. Fís. Relac. Saúd. Exerc. Fís. Aptidão Fís. Des. Esp.

Professor: Marcelo Figueiro Baldi

Resumo: Na iniciação ao futsal, existem diferentes tipos de atividades que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da finalização (ZISKIND, 2011). Entre elas  destacam-se o jogo formal, jogo reduzido, jogos da cultura lúdica infantil e atividades analíticas (SCAGLIA, 2003).

Contudo, apesar da coerência e da riqueza das fundamentações teóricas são escassos os estudos científicos que, de fato, compararam o impacto destas atividades na frequência e percentual de acertos sobre a finalização. Portanto, este estudo tem como objetivo comparar a frequência e percentual de acertos da finalização em jogo formal, jogo reduzido, jogo da cultura lúdica infantil (“gol à gol”) e atividade analítica (“chute à gol”) na categoria sub-11 do futsal.

Métodos: participarão do estudo 40 crianças da escolinha de futebol e futsal da UNIPAR com idade entre 10 e 11 anos. As atividades serão gravadas em câmera digital e posteriormente analisados em vídeo. A confiabilidade das observações será testada por três observadores treinados. Em todas as análises estatísticas será estabelecido um nível de significância ≤ 5%.

Comparação entre atividades de treino para o desenvolvimento técnico de futsal