Condição bucal, nutrição e qualidade de vida de usuários de drogas ilícitas

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professoras: Daniela de Cassia Faglioni B. Ceranto - Eliana Cristina Fosquiera Orbrem

Resumo: O uso abusivo de drogas é um problema relevante em saúde pública, que causa uma série de prejuízos aos usuários, tanto físicos quanto psicológicos. No âmbito físico, alterações sistêmicas e bucais são notáveis.

O consumo de drogas entre jovens e adultos, fenômeno conhecido como drogadição têm-se estabelecido em faixas etárias cada vez mais precoces nas últimas décadas. O objetivo do presente estudo será avaliar a condição bucal, nutrição e qualidade de vida de usuários de drogas ilícitas que se encontrarem em tratamento na Ala de Desintoxicação do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Para tanto serão utilizados questionários estruturados e a realização de exames clínicos bucais para identificar as condições associadas ao uso de tais substâncias.

Condição bucal, nutrição e qualidade de vida de usuários de drogas ilícitas