Responsabilidade Social

Efeito da adição de ciclodextrina ligada ao colesterol sobre a qualidade do sêmen congelado/descongelado de ovinos

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050000 – Medicina Veterinária

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Produção e reprodução animal

Professora: Rosiara Rosaria Dias Maziero

Resumo: A biotecnologia do sêmen proporciona inúmeras vantagens para os programas de reprodução assistida, pois possibilita o transporte de sêmen a longas distâncias, o incremento da utilização de reprodutores geneticamente superiores e a diminuição dos riscos de disseminação de doenças para a égua e para o potro. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da adição de ciclodextrina ligada ao colesterol (CLC) ao sêmen equino fresco para melhorar sua viabilidade.

Serão utilizados 6 ovinos, independentemente da raça, em idade reprodutiva, selecionados de acordo com o escore de condição corporal e exame andrológico. Os ejaculados serão colhidos por eletroejaculação e imediatamente avaliado a motilidade e o vigor espermático. Em seguida, serão divididos em 3 grupos experimentais: 1) grupo controle (C): sêmen diluído em meio comercial Botubov® (Botupharma Biotecnologia Animal); grupo 1) sêmen diluído em meio comercial Botubov® (Botupharma Biotecnologia Animal) com 1 mg de Metil-β-ciclodextrina (Sigma Aldrich®, EUA) ligada ao colesterol (Sigma Aldrich®, EUA); 3) grupo 2 mg de Metil-β-ciclodextrina (Sigma Aldrich®, EUA) ligada ao colesterol  (Sigma  Aldrich®,  EUA). 

As  amostras  serão  diluídas  na concentração de 120 x 106 espermatozoides. Então, as amostras permanecerão incubadas por 10 a 15 minutos a 37°C. Em seguida, as amostras serão congeladas e pós descongelação serão avaliados os seguintes parâmetros: motilidade objetiva pelo sistema computadorizado (CASA), patologias espermáticas por microscopia de interferência digital e viabilidade celular por citometria de fluxo. A análise estatística será descritiva (média, desvio-padrão) para todas as características estudadas. Os dados quantitativos serão avaliados pela análise de variância (ANOVA), Parâmetros que não atenderem as premissas da ANOVA serão avaliados pela análise não-paramétrica, com comparação de médias pelo teste de Kruskal Wallis.

 

Efeito da adição de ciclodextrina ligada ao colesterol sobre a qualidade do sêmen congelado/descongelado de ovinos